Seja uma editora!Escreva para o Novidades de Beleza!

Como parar de roer as unhas?

Roer as unhas é sinal de doença
Roer as unhas é sinal de doença

Onicofagia crônica-(hábito de roer as unhas). Sinal de desordens mentais ou emocionais que podem desencadear outras doenças com danos sérios á sua saúde.

Danos causados por este hábito

Este costume começa na infância por volta dos três, quatro ou cinco anos de idade. Fator emocional, estresse, ansiedade, fome ou tédio. Brigas constantes em casa que envolve os pais e os filhos ainda pequenos.  As crianças ficam nervosas e passa a roer as unhas constantemente como uma fuga. Mas o problema maior é que passa para deformidade. Os dedos ficam deformados e em muitos casos quando as unhas das mãos já não o satisfazem mais começam a roer as unhas dos pés. Chamamos de “roedor compulsivo”.

O que fazer?

Esta rotina traz danos sérios para saúde, exemplo o desgaste do esmalte dos dentes incisivos, que pode gerar cáries nestas áreas além do transporte de germes que vivem embaixo da superfície da unha até a boca. Como muitos patógenos têm a capacidade de viver dentro da unha.

As mãos não devem ser levadas à boca. Isso nossas mamães já nos ensinavam desde pequenos não é mesmo? Pois passamos o dia colocando nossas mãos em chaves, papéis, jornal, revistas, maçanetas, canetas, lápis, bancos de ônibus e corrimão, dinheiro, terra, poeira, etc. Podendo afetar garganta, estômago e intestino. Por isso o perigo de doenças graves e que podem nos causar uma infecção. Além de nosso organismo sofrer com doenças e muitas vezes sem cura, os dedos ficam deformados e sangram. Este sangramento misturado á rotina diária atrai micro organismos e causa doenças nos dedos em que já houve até casos de amputação dos dedos, por chegar ao estágio de uma infecção grave.

Cabe aos pais observarem esta atitude em seus filhos e tratarem logo de cortar este hábito antes que gere maiores problemas. Lavar as mãos corretamente é muito importante. Antes e após as refeições e em ocasiões necessárias.

Para as meninas a vergonha deste hábito é ainda maior, pois elas veem suas amigas com unhas belas e esmaltadas e sentem frustração.

Você escuta sugestões como colocar pimenta nos dedos, passar esmalte da marca tal para parar de roer etc. Mas, na verdade, se você não está conseguindo parar sozinho e nem mesmo com a ajuda de seus familiares é extremamente importante o acompanhamento de um médico dermatologista para lhe passar a seriedade da situação que você se encontra roendo suas unhas. Além disso, trate de seu emocional com um psicólogo. Você precisa seguir esta etapa para viver melhor e com saúde.

Porém, se quiser tentar sozinho de roer as unhas, temos uma sugestão para que você deixe este hábito nojento de lado e passe a ter as unhas mais belas que sempre desejou. O método é simples, mas vai exigir disciplina de sua parte e temos certeza que será um vencedor.

Dica para deixar de roer as unhas

Para as meninas é recomendado que usasse esmaltes diariamente. Isso mesmo, diariamente. Por que assim elas escolhem uma cor por dia e se quiserem podem fazer decorações, desenhos nas unhas. Mesmo muito curtas, não se preocupem por não estar com uma aparência não muito bonita, mas depois de uma semana suas unhas estarão com outra forma. Mais compridas. Não desista. Olhe para elas e veja como seus dedos também estão tomando outra forma. Estão mais bonitos e cada vez mais vão ficar lindos! Lave as mãos sempre e de preferência com sabonete de glicerina ou antibacteriano. Hidrate suas mãos com um creme próprio para as mãos. Uma sugestão é a pomada da Granado. Mas antes precisa ver se as cutículas estão sensíveis, com rachaduras ou sangrando, daí precisa de pomada indicada para cortes, inflamação e infecção.

Não é recomendável o uso de unhas postiças se estiverem com os dedos inchados, dor, sangramento e cutícula sensível e rachada. Isso agravará a situação. Outra coisa é não retirar as cutículas e lixar. O pó que sai da lixa dará margem á uma inflamação. Somente faça este procedimento quando estiver com as unhas e dedos completamente curados. E conscientemente leve seu próprio alicate de unhas e lixa, caso vá ao salão de beleza, ou em casa mesmo, somente de seu uso. Ninguém pode usar seus objetos de manicure e pedicuro a não ser você!

Como chamar a atenção para não roer as unhas

Para os meninos o trabalho é maior, visto que não podem esmaltar as unhas com esmaltes coloridos. Podem usar uma base fosca, mas para eles seria a mesma coisa que estar sem nada nas unhas. A persistência dos familiares e amigos ajuda muito nesta situação. Você precisa de muita força de vontade. E se for uma criança os pais terão que ter disciplina de chamar a atenção, de impedir e explicar o que pode acontecer com quem roer as unhas. Jamais devem dar tapas nas mãos ou assustá-los com coisas do tipo: Se você roer as unhas vai tomar injeção, ou o bicho papão vem te pegar, não vai ganhar mais presentes etc. Isso além de ser traumatizante para criança aumenta o desejo de roer as unhas e traz fatores muitas vezes irreversíveis para o emocional.

Gostaria de pedir á você que tem este costume, que após ler este artigo mude seus hábitos e nos envie comentário falando que conseguiu deixar de roer as unhas. Que você é um vencedor! Aguardamos seu comentário. Força de vontade e vá em frente!

 

Comente o que achou no Facebook

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *