Seja uma editora!Escreva para o Novidades de Beleza!

Crianças e maquiagem – Com o que você deve se preocupar

  • SumoMe
As meninas adoram imitar a mamãe se maquiando
As meninas adoram imitar a mamãe se maquiando

As crianças são curiosas em relação aos produtos de cosméticos. Imitar o papai fazendo a barba ou a mamãe usando maquiagem faz parte do mundo dos pequeninos. Porém, os pais devem estar atentos aos produtos adequados para seus filhos usarem sem causar nenhum dano á sua saúde.

Com o que você deve se preocupar

É normal e saudável as crianças terem bisbilhotice em saber e querer usar os cosméticos que seus pais usam. Faz parte de seu crescimento e a curiosidade é constante em tudo.

Os meninos observam e questionam seu pai sobre como e quando poderão fazer a barba. Então, o pai para agradar e satisfazer a curiosidade de seu filho deixa que use um pouco do creme de barbear em seu rosto. E é claro que em hipótese alguma deixar aparelhos de barbear como gilete e barbeador elétrico ao alcance das crianças. Tudo isto tem que ser guardado em armários fechados, ou prateleiras no alto com o cuidado também de não deixarem banquetas, cadeiras ou escadas próximas destes armários ou de armários da cozinha para que não ocorra nenhum acidente desnecessário. É um cuidado e responsabilidade dos pais.

As meninas amam ver sua mãe se maquiar e imediatamente a imitam usando a maquiagem dela ou sugerem que compre um kit de maquiagem para crianças.

Elas enlouquecem com o mundo dos cosméticos seguindo seu instinto feminino. Esmaltes, blush, e o que elas mais gostam: sombras e batons. Estes cosméticos ganham em recorde em relação aos esmaltes. As mães orgulhosas de suas filhas deixam que usem sua maquiagem. As sombras para os olhos são as mais preocupantes causando até infecções. O problema está no compartilhar estas maquiagens. Mesmo que a mamãe esteja saudável, não é bom deixar sua filha usar. Cada organismo reage de uma forma. O correto é comprar um kit somente para sua filha. E detalhe importante: Não deixar que ela compartilhe com suas amiguinhas. Todas podem se contaminar de alguma forma. Causando vermelhidão, coceira na pele ou nos olhos. São os mesmo cuidados como para nós adultos em relação á produtos de maquiagem vencida ou compartilhada, matéria que foi exposta no artigo anterior. Porém, com as crianças a atenção é dobrada! As mães neste caso ficam radiantes diante da vaidade e doçura de suas meninas e não se atentam sobre isso, deixando que usem os produtos. Normalmente este ato é espontâneo e sem preocupações para o os pais. Mas, devem ficar atentos ao prazo de validade, se é testado dermatologicamente e tem autorização da ANVISA.

Segundo a ANVISA os produtos de cosméticos e de higiene infantis que existem no mercado devem estar testados e garantidos para o uso infantil.

Dermatologistas alertam que mesmo os produtos estando de acordo com todos os procedimentos de informações e uso corretos não significa que não possam acontecer reações alérgicas e muitas vezes irreversíveis. Os desodorantes infantis, exemplo, devem ser usados somente aos 14 anos e não antes. O suor nas axilas das crianças faz parte de seu desenvolvimento, de seu crescimento. Tudo o que você for comprar na parte de cosméticos e de higiene para seu filho observe a validade do produto. Tire dúvidas com o pediatra ou dermatologista.

 

Comente o que achou no Facebook

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *