Seja uma editora!Escreva para o Novidades de Beleza!

Dicas para prevenir o câncer de mama

  • SumoMe
Previna-se do câncer de mama
Previna-se do câncer de mama

O câncer de mama está cada vez mais comum entre as mulheres, sendo que no Brasil é o principal causador de morte entre mulheres de 45 a 55 anos de idade, mais de 10 mil óbitos por ano, segundo o Ministério da Saúde. Para fazer um diagnóstico mais preciso o recomendável é a mamografia ou a ultrassom de mama que identificam o tumor.

Além do diagnóstico existem algumas dicas para prevenir o câncer de mama, bem como, o auto exame de toque que ajuda a identificar o câncer, aumentando as chances de cura.

Como se prevenir do câncer de mama

Para se prevenir do câncer de mama, existem alguns hábitos que podem evitar o desenvolvimento dessa doença. A boa alimentação e os exercícios são fundamentais para a prevenção do câncer de mama. As atividades físicas ajudam na redução do estresse e no controle do peso que são fatores que influenciam no desenvolvimento do câncer de mama.

Existem dois tipos estratégicos para prevenção do câncer de mama que podem evitar a formação dos nódulos que são: prevenção primária e prevenção secundária.

Prevenção primária

A prevenção primária começa em controlar a alimentação evitando alimentos gordurosos, sedentarismo, obesidade, tabagismo e o uso excessivo de bebidas de álcool.

Praticar esportes e cuidar da alimentação é muito importante para nossa saúde. Previna-se desde cedo para evitar qualquer tipo de doença, principalmente do câncer de mama.

Prevenção secundária

A prevenção secundária o melhor método é a mamografia de alta resolução. Ela consegue identificar qualquer tumor e orientar sobre os procedimentos do tratamento do câncer de mama.

Na fase pré-clínica de neoplasia, os tumores detectados pela mamografia, as chances de cura são de quase 100%, sendo a maior motivação para estimular as mulheres a fazer uma mamografia de rotina.

Dicas para se prevenir do cancer de mama
Dicas para se prevenir do cancer de mama

Prevenção do câncer de mama

As mulheres que tiveram casos na família de câncer devem ter mais cuidado e procurar fazer exames de rotina para prevenção do câncer. Veja quem precisa ter mais cuidado com a saúde prevenindo-se do câncer.

  • História familiar de câncer de mama.
  • Mulheres com história familiar de pelo menos um parente de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com diagnóstico de câncer de mama bilateral ou câncer de ovário, em qualquer faixa etária.
  • Mulheres com história familiar de câncer de mama masculino.
  •  Mulheres que nunca amamentaram.
  •  Mulheres que nunca tiveram filhos ou as que tiveram após os 30 anos de idade.
  • Menarca (primeira menstruação) abaixo de 10 anos de idade.

Evite a terapia de reposição hormonal

A terapia de reposição hormonal aumenta o risco de câncer de mama. Se você precisar tomar hormônios para controlar os sintomas da menopausa, evite aqueles que contêm progesterona e limite o uso a menos de três anos. Hormônios bioidênticos, cremes hormonais e géis não são mais seguros do que os hormônios da prescrição e também devem ser evitados.

Amamente durante o maior tempo possível

Mulheres que amamentam seus bebês por pelo menos um ano têm um risco reduzido de desenvolver câncer de mama mais tarde. A amamentação é muito importante para a saúde da mãe e do bebê.

Comente o que achou no Facebook

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *