Seja uma editora!Escreva para o Novidades de Beleza!

Prazo de validade da maquiagem

Higiene dos pincéis ajuda a combater bactérias. Fique alerta!
Higiene dos pincéis ajuda a combater bactérias. Fique alerta!

Produtos vencidos podem causar problemas como alergias e infecções. Quando o prazo de validade acaba, significa que, além do produto perder vigor, há grandes chances de seu sistema conservador não estar mais ativo. Isto significa que, qualquer micro organismo que se depositar em sua maquiagem vencida, encontrará uma condição riquíssima de crescimento.

Risco para saúde-maquiagem vencida

Quando um produto passa da validade podemos observar pelo odor e aspecto do mesmo. Muitas vezes acontece mesmo o produto estando no prazo de validade. Pois, há micro organismos que não mostram nenhum sinal de sua presença e é aí que está o perigo.

Estando estes produtos contaminados podem causar danos como irritação, vermelhidão, coceira e infecções.

Os olhos estão em primeiro lugar no que se refere á fácil contaminação. Se uma bactéria presente na mucosa ocular resistir aos mecanismos de defesa do organismo, gera o risco de uma inflamação na córnea, e em alguns casos, um quadro muito difícil de ser tratado.  Rímel, lápis e delineador tem prazo de validade curto e não devem ser usados por outra pessoa a não ser você mesma porque o risco de passar bactérias de uma pessoa para outra é constante. Fique esperta! Não compartilhe maquiagem com ninguém e nem mesmo com a família pensando que não há problemas.

Outra questão são as festas, as baladas que normalmente as amigas oferecem batons, lápis, rímel e etc. Facilita abrindo caminho para as bactérias, fungos e vírus entre as pessoas. Portanto, “compartilhar não é legal”.

Dicas para conservar sua maquiagem

  • Não dispense a caixa do produto, pois ela identifica o prazo de validade e ainda serve como uma segunda proteção para deixá-la guardada.
  • Quando levar maquiagem dentro da bolsa observe se estão bem fechadas e não correr o risco de contaminação das mesmas. Deixe-as de preferências nas embalagens.
  • Você não deve em hipótese alguma experimentar maquiagens em lojas de cosméticos. Aquelas com “provador”. Refiro diretamente nos olhos ou rosto e até nos lábios. Um batom, exemplo, deve ser experimentado no braço, pois nesta região a pele é mais resistente. A base deve ser escolhida aplicando uma leve camada na palma das mãos ou sobre elas. O rímel, não se experimenta, apenas veja sua textura e validade.
  • O banheiro oferece muita umidade e micro organismos. Não é o local adequado para guardar maquiagens. Dê preferência em guarda-lo no seu quarto e longe de luz direta e calor.
  • Cremes para rosto e olhos devem ser usados por espátulas. O manuseio com os dedos contaminará o produto.
  • Ao se maquiar no salão de beleza levar sua própria maquiagem ou assegurar-se de que o maquiador tenha sempre os pincéis higienizados para atendê-la.
  • Rímel, delineador, lápis, blush, batom, gloss e base Devem ficar numa “bolsa” separada das outras maquiagens e produtos.

Vamos passar á vocês os principais produtos de maquiagens que usamos e seu prazo de validade:

  • Dê preferência á produtos menores. O gasto diminui, pois você usa os produtos num período normal dentro de sua validade e assim você economiza.
  • Prazo de validade e aprovado pela ANVISA.

Rímel

Validade de 3 meses, porém pode se estender por um prazo de 5 meses. Para aumentar sua duração, evite ficar “bombeando” o pincel dentro do tubo. Isso leva ar para dentro do frasco e facilita ainda mais a vida de micro organismos.

Dica: A diferença de preço de um rímel muitas vezes está no pincel. Então, quando seu rímel de marca boa acabar e você quiser comprar um mais barato, deixe o pincel antigo de molho em água quente com xampu neutro e lave bem que estará prontinho e higienizado para uso.

Base – 6 meses;

Corretivo – 8 meses;

Pó de rosto – 12 meses;

Pincéis – lavar 01 vez por mês com xampu infantil e coloca-los na horizontal para secarem.

Sombras e delineadores – delineador líquido, 3 meses; sombras cremosas, 6 meses; lápis e sombras em pó, 2 anos;

Gloss e batom – 24 meses;

Blush em creme – 12 meses;

Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios – 12 meses;

Blush em pó – 24 meses;

Pó bronzeador – 24 meses;

Creme de olhos – 3 meses;

Cremes de rosto hidratantes, de limpeza e demaquilantes – 6 meses;

Tônicos de rosto – 12 meses;

Filtro solar – 12 meses;

Cosméticos naturais – duram muito menos tempo do que os cosméticos tradicionais.

Esmaltes
2 anos. As fórmulas dos esmaltes são especialmente sensíveis à umidade, então pelo menos eles devem ficar fora do banheiro.

 

Comente o que achou no Facebook

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *