Seja uma editora!Escreva para o Novidades de Beleza!

Técnicas para pintar as unhas

A arte de pintar as unhas por você mesma
A arte de pintar as unhas por você mesma

Marque em sua agenda um horário com você. Agende um dia exclusivamente para cuidar do seu visual, pois é importante para sua autoestima.

Dicas para pintar suas unhas em casa

Para começar, você deve ficar tranquila e fazer com calma todo o procedimento para depois ver o belíssimo resultado em suas unhas. Feitas por você mesma!

Você precisa ter em mãos seu kit completo para fazer as unhas, assim não fica preocupada se faltou algo para finalizar.

Material necessário:

kit manicure

Alicate para corte de unhas e de cutículas, palitinho para limpar as borras de esmaltes e auxiliar na pintura, algodão, creme para cutículas, espátula para empurrar a cutícula, cortador de unha, lixa, polidor, base, óleo secativo e removedor de esmaltes e uma toalha pequena.

Hidratando cutículas e unhas

 Uma ótima sugestão para hidratar suas cutículas e unhas é a Cera Nutritiva Unhas e cutículas da Granado. Esta hidrata e não permite que as cutículas fiquem grossas além de não precisarem mais ser removidas. Com o tempo elas vão ficando finas e bem tratadas. O ideal é aplicar á noite. Se você aplicar antes de esmaltar as unhas, corre o risco do esmalte não aderir e durar menos tempo nas unhas.

Cutículas

Comece higienizando bem suas mãos com água e um sabonete antibacteriano. Lixe suas unhas e higienize novamente. Pegue pequenos flocos de algodão. Um para cada dedo e umedeça-os com água morna. Antes, use creme para mãos ou amolecedor de cutículas. Só então, coloque os flocos molhados de algodão em cima delas e espere um tempo de 5 minutos aproximadamente, para que estas estejam amolecidas.

Usando o alicate para cutícula

 Com muito cuidado pegue a espátula e empurre a cutícula devagar, até que perceba que está solta e pronta para ser removida. Ao usar o alicate cuide muito para retirar somente o excesso. Não fique cutucando muito porque assim você pode dar margem á bactérias e micoses e até mesmo uma infecção. As cutículas são uma proteção natural da unha.

Polimento

Após a retirada das cutículas, higienize novamente as mãos, seque-as bem e comece a etapa de polimento por cima das unhas. A polidora é facilmente encontrada em lojas de cosméticos. Um objeto que é frequentemente esquecido, mas é fundamental para deixar as unhas linhas. É um cubinho de espuma com lixa nas quatro laterais lembrando a “forma de tijolinho”. Passe por toda a superfície da unha para eliminar as imperfeições e deixá-la lisinha. Perceberá que o esmalte se espalha melhor e não forma pocinhas indesejáveis que ficam nas irregularidades da unha. Após a operação, higienize novamente as mãos.

Começando a pintura das unhas

 “Não dispense a base de unhas”. A base protege suas unhas além de dar aderência ao esmalte que você vai usar.  Você pode optar por bases que tenham queratina, fortalecedoras como a base de casco de cavalo, caso tenha suas unhas fracas e quebradiças. Vale lembrar que se este problema persistir deve consultar um dermatologista para avaliar a causa. É importante que vocês deem preferência ás bases fortalecedoras feitas em farmácia de manipulação, pois em geral eles colocam muito mais ativos do que as bases encontradas prontas nas farmácias ou supermercados. E quando consultarem o dermatologista peçam á ele para prescrever uma formulação de base fortalecedora. O dermatologista prescreverá uma receita especialmente para você e com os nutrientes que suas unhas precisam. Essas bases normalmente não são caras, em média custa R$6,50.

Dica: Sempre que passar a base é interessante deixar a borra alguns milímetros, pois isto facilita para a retirada do excesso de esmalte.

Esmaltando as unhas

 Apoie a mão em uma mesa ou se preferir, pode apoiar as mãos sobre seu joelho. Veja qual a postura melhor a qual você se adapta. Lembrando sempre da boa postura, para evitar dores lombares.

A base não precisa estar bem seca para iniciar a pintura. Passe uma demão de esmalte até cobrir uniformemente cada unha. Faça o mesmo com a outra mão e volte à primeira para passar a segunda demão. O movimento é sempre em linha reta de cima para baixo e não deve exagerar no esmalte deixando o pincel cheio. Molhe o pincel, esfregue-o lentamente uma só vez na borda do vidro para retirar o excesso, e a camada que ficar no pincel passe na unha. Faça a mesma coisa se for necessário para preencher a mesma unha.

Não é aconselhável pintar as unhas em área aberta exemplo, na rua ou em ambiente com vento. O vento penetra no esmalte e deixará bolinhas de ar que ficarão salientes.

Retirando o excesso de esmalte

Essa parte é um tanto difícil. Tenha pasciência, seja muito cuidadosa para não passar o palito em cima da unha. Enrole um pedaço de algodão na ponta de um palitinho adequado. (não faça um chumaço grosso em volta do palito). Umedeça levemente com removedor de esmaltes e retire o excesso nos cantinhos dos dedos. Não coloque muita força para que não “escorregue” e borre a unha. Precisa ter firmeza nas mãos.

Após limpas as laterais das unhas, aproveite o palitinho para limpar também a pontinha da unha. Com muito cuidado para não passar por cima dela. Esta limpeza é só para não deixar as pontas com sobra de esmalte, pois se não remover este excesso o esmalte descasca com mais rapidez. Ao contrário, haverá maior durabilidade do esmalte.

Depois de secar

 Após a pintura das unhas estarem secas, você poderá usar um spray ou óleo secante. Isto ajuda a obter uma camada protetora contra riscos e poeira.

Seu trabalho está pronto! Parabéns! Observe e veja como não foi tão difícil fazer você mesma suas unhas.

Brincando com a arte

Você mesma pode fazer uns desenhos artísticos em suas unhas bem básicos para começar. Depois de praticar poderá fazer outros que hoje você considera mais difíceis.

Você pode começar fazendo os pontinhos em cima das unhas. Pinte a cor base que preferir e contraste as bolinhas com outra cor. Terá uma unha artística de bolinhas. Charmosa! É feita com a ponta do palito. Você coloca a ponta do palito no esmalte e consegue uma porção exata para o tamanho das bolinhas que você quer. Coloque a ponta do palito com cuidado sobre a unha para dar o efeito de bolinha. Seria no caso só um “pinguinho”.

Pode usar os carimbos que também causam um efeito muito bonito nas unhas e práticos de fazer. Você encontra vários estilos nas lojas de cosméticos. Leia o artigo sobre unhas decoradas em nosso blog e você encontrará estas técnicas e vai adorar, com certeza!

Comente o que achou no Facebook

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *