Seja uma editora!Escreva para o Novidades de Beleza!

Aprenda a reduzir e combater olheiras com essas dicas

Eu te entendo: a correria do dia-a-dia, o filho que ficou doente, o estresse, a má alimentação, a falta de sono… Tudo isso colabora para que os famigerados círculos escuros apareçam sob os olhos.

Não se culpe: é completamente normal ter esse aspecto cansado em meio a tantas coisas que temos a fazer. Porém, se isso é algo que a incomoda, talvez você queira aprender a reduzir e combater olheiras, estou certa?

Trago-lhe diversas dicas, desde as mais simples e caseiras até tratamentos estéticos:

como-reduzir-e-amenizar-olheiras

Por que as olheiras aparecem?

Principalmente associadas à falta de descanso, também possuem como causa:

  • hereditariedade: o excesso de vasos sanguíneos na região faz com que a mesma adquira um tom avermelhado;
  • alterações hormonais: na TPM é comum que haja maior retenção de líquidos, inchaço e, consequentemente, agravamento das olheiras. Alguns distúrbios também podem contribuir com o aparecimento, mas apenas um profissional saberá diagnosticar;
  • atrito: o simples fato de ficar passando as mãos nos olhos faz com que aumente a produção de melanina local, além de facilitar a dilatação e rompimento dos vasinhos. Quem sofre com sinusite ou rinite deve se manter atenta para evitar esse sintoma.

Como faço para evitar o aparecimento das olheiras?

Primeiramente, você deve evitar passar noites em claro. Além disso, descansar por alguns minutos durante o dia também ajuda;

Não beba álcool e/ou ingira sal em excesso, uma vez que eles aumentam o inchaço geral do corpo, inclusive piorando a situação das olheiras;

Mantenha sua pele hidratada, pois assim a pele ficará mais grossa e os vasinhos, menos aparentes;

Se o seu caso for genético, é difícil evitar o aparecimento, mas calma que dá pra reduzir.

como-diminuir-olheiras

É possível reduzir e combater os círculos escuros sob os olhos sem cosméticos e tratamentos?

Sim! Com algumas coisas que você possivelmente tem em casa, dá pra dar uma boa amenizada. Veja:

  • Pepinos nos olhos: por serem frios, ajudam a contrair os vasos sanguíneos e, assim, a irrigação e o escurecimento local é diminuído. Corte duas rodelas e deixe-as sobre os olhos por meia hora. Lave com água fria;
  • Chá de camomila: pegue dois saquinhos e prepare o chá. Após esfriar, leve ao congelador e espere estar bem gelado. Após, aplique os saquinhos em cada um dos olhos e vá molhando no chá conforme a necessidade. O ideal é estar deitada e com a cabeça levemente elevada enquanto realiza o procedimento;
  • Colher de metal: sim, é isso mesmo. Utilizando o mesmo procedimento do chá de camomila, você deve levar uma colher de metal ao congelador e, após estar bem gelada, aplicar na região afetada até que a colher esquente. Isso fará com que a circulação seja ativada, reduzindo o aspecto de “panda”.

Olheiras podem ser disfarçadas com maquiagem!

  • Corretivo do tom da pele: essa é a mais básica e serve principalmente para quem não tem olheiras muito aparentes. O importante é que o corretivo seja do mesmo tom da pele, pois um mais claro pode ficar bom “a olho nu”, mas ficar visível com o uso de flashes; um tom mais escuro vai acabar piorando a situação! Procure o corretivo que mais se aproxima do seu tom de pele, testando sempre no próprio rosto (testar na mão não funciona!);
  • Corretivos coloridos: esse já é pra quem quer uma maquiagem mais elaborada ou precisa de mais maquiagem para ocultar as ditas cujas. Existem em diversas cores e o mais indicado é o amarelo, que neutraliza a vermelhidão tão comum nessa área. Veja abaixo outras cores que se neutralizam (as cores opostas uma à outra):

core-que-neutralizam

  • Batom vermelho: a prática vem ganhando força, apesar de parecer meio inusitada. O princípio é o mesmo do item anterior: cores que se neutralizam. Nesse caso, o batom vermelho vai ocultar olheiras amarronzadas. Após aplica-lo em torno dos olhos, você deve usar o corretivo do seu tom de pele, base, pó e o que mais achar que deve.

Quais cosméticos ajudam a diminuir as olheiras?

Apesar de terem ação limitada, alguns cosméticos podem ajudar reduzindo o edema local e clareando a pele. Procure por produtos com cafeína, vitamina K1 e rutina para diminuir o inchaço e produtos com vitamina C, mequinol e hidroquinona para clarear a pele. Um dermatologista pode ser necessário nesse caso.

Tratamentos estéticos que ajudam a reduzir e combater olheiras

Preenchimento com ácido hialurônico: a aplicação do produto no local aumenta o volume e faz com que a pele fique mais distante dos vasos sanguíneos, reduzindo a visualização dos mesmos. Além disso, corrige ao desnível entre os olhos e bochechas, que torna as olheiras ainda mais profundas. Apenas uma sessão é suficiente.

Laser: indicado pra quando há excesso de melanina na região, ele destrói os pigmentos escuros e estimula a produção de colágeno, deixando a área mais firme. Apresenta melhora desde a primeira sessão, mas são necessárias de 3 a 5 sessões pra ter um efeito mais duradouro.

Existem diversos outros tratamentos e até mesmo cirurgia, porém apenas um profissional está capacitado para avaliar e determinar qual será a melhor opção para você.

melhor-maneira-de-aplicar-corretivo

E então, gostou das dicas de como reduzir e combater olheiras? Aposto que depois dessas, você não vai mais sofrer com os temidos círculos abaixo dos olhos. Conta pra mim qual foi a dica que você gostou mais:

Comente o que achou no Facebook

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *