Seja uma editora!Escreva para o Novidades de Beleza!

Dicas de cuidados para cada tipo de unha

unhas fortes

Poucas pessoas sabem, mas as nossas unhas, assim como a pele e os cabelos, podem sofrer variações – seja no crescimento, na saúde ou na estética. Tudo isso dependerá de pessoa para pessoa, seja por motivos genéticos, saúde, alimentação ou hábitos diários. Por isso, todos os cuidados devem ser levados em conta para que se possa chegar em um resultado que seja bom em todos os aspectos.

Aqui, nesse texto, vamos tratar especificamente sobre as unhas. Elas precisam de cuidados especiais para que possam crescer saudáveis e bonitas. Porém, para que você possa saber quais os cuidados adequados, é fundamental conhecer os tipos de unha para identificar àquela que esteja mais próxima da sua realidade.

Separamos, abaixo, os tipos de unhas, algumas características e dicas de cuidados que elas precisam.

Unhas secas / quebradiças:

Para pessoas que sofrem com unhas que crescem secas e frágeis, alguns cuidados são necessários para que elas se tornem normais e saudáveis. Primeiramente, é preciso mantê-las em um tamanho que não apresente riscos de quebra, pois se a unha quebrar em um local próximo aos dedos, além de uma dor muito grande ela irá incomodar muito até que cresça novamente.

Pessoas com unhas secas podem utilizar esmaltes normalmente, mas é preferível que elas dêem preferência para aqueles que são hipoalérgicos, e também, que antes da esmaltação, se faça uma hidratação com bases e pomadas para a unha que tenham em sua composição a queratina e o cálcio. Também é interessante abolir a acetona e começar a utilizar removedores que sirvam como fortalecedores.

Unhas Moles:

As unhas moles são aquelas que dobram com facilidade, além disso, as unhas moles tendem a escamar e a soltar o esmalte mesmo quando não fazemos nenhuma atividade que possa prejudicar a saúde das mesmas. Pessoas com esses tipos de unhas, geralmente, são aquelas que trabalham com água diariamente ou então tem algum problema de hiperidrose. Para resolver essa dificuldade seguir algumas dicas pode ser muito importante. O primeiro é reduzir o contato das unhas com a água, por exemplo, ao lavar louças, aderir ao uso de luva de borracha. Outro ponto importante é deixar as unhas secarem após o banho, utilizando o esmalte (de longa duração) somente após as unhas estarem totalmente secas (jamais deixando-as de molho para amolecer as cutículas). Se você sofre com hiperidrose, é recomendado que se ande com uma toalha na bolsa para secar as mãos regularmente, assim você ajuda as unhas a secarem e, com isso, evitar que elas fiquem moles e oleosas.

Unhas Mistas:

As unhas mistas são aquelas que parecem ser saudáveis, porém, quebram com facilidade e nunca conseguem alcançar o tamanho desejável. Bem, se você não se incomoda e manter elas sempre baixas, não há porque se preocupar, mas é preciso ficar atento, pois pode ser um sinal de que você não está se alimentando adequadamente e que a sua saúde pode estar comprometida.

Uma boa dica nesse caso é melhorar a alimentação, comendo alimentos ricos em cálcio e também usar bases fortalecedoras, além disso, você também pode fazer o uso de suplementos – Pill Food é uma opção, que além de fortalecer as unhas e melhorar a qualidade das mesmas, ainda faz bem para a pele e para os cabelos.

Unhas Normais:

As unhas normais são aquelas que não apresentam nenhuma característica negativa, geralmente tendem a crescer com facilidade e são fáceis de cuidar, para esses tipos de unhas e também para os outros três tipos citados anteriormente, é necessário apenas ter bastante cuidado ao retirar as cutículas e evitar o mau hábito de roe-las, pois além de anti-higiênico esse costume pode tornar as unhas oleosas e fracas. Além disso, é importante investir sempre em esmaltes de qualidade e evitar a troca constante , já que o removedor, se utilizado em excesso, pode proporcionar o enfraquecimento.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de unhas, basta descobrir qual é a sua para tratá-las com todos os cuidados necessários. Aqui no blog você encontra diversas outras dicas de esmaltes e cuidados, basta conferir!

Comente o que achou no Facebook

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *