Seja uma editora!Escreva para o Novidades de Beleza!

Qual a importância da Queratina e da Ceramidas para os cabelos

Para quem não sabe a queratina e a ceramidas são de extrema importância para os fios de cabelos principalmente quando eles sofrem com os procedimentos químicos como a coloração, descoloração, progressivas e a exposição ao sol, entre outros fatores.

O fio de cabelo é composto basicamente por Carbono, Hidrogênio, Nitrogênio, Oxigênio e Enxofre que unidos, formam uma proteína chamada queratina que representa 85% da composição do cabelo, completado por 12% de água e 3% de lipídios.

Uma dica importante é que tudo em excesso faz mal, então, como saber se seu cabelo precisa de queratina ou ceramidas? Em todos os casos, qualquer procedimento feito nos cabelos, as cutículas vão ficar expostas e precisa da ceramidas e da queratina para selar a cutícula e repor os nutrientes que os fios precisam.

Queratina para os cabelos

A queratina é composta por uma proteína que o corpo humano produz e pode ser encontrada na pele, unhas e cabelos. Composta por 21 aminoácidos que garante força, elasticidade e resistência à pele e à fibra capilar quando expostas ao sol, praia, cloros de piscinas e os usos de chapinha e secador, que danificam os fios deixando-os ásperos e danificados. Deixo aqui uma dica de máscara com valor que cabe no seu bolso e traz resultados!

Ceramidas para o cabelo

Do ponto de vista químico, as  ceramidas  são lipídios, formados pela combinação de um ácido graxo com uma molécula de álcool chamada esfingosina que o nosso corpo produz.

As ceramidas asseguram a ligação entre as células componentes do tecido, como a nossa pele e cabelo. Vários fatores, como os agentes externos: a exposição no sol, vento, poluição e os banhos de mar e os internos, como a alimentação inadequada, pouco consumo de água que contribuem, muitas vezes, de forma gradual para a perda das características saudáveis ​​da pele, encontrando entre uma das causas a diminuição da presença de ceramidas. Nos cabelos ela é responsável pela umidade dos fios e pelo fechamento das cutículas que quando expostas perdem o brilho e a macies dos cabelos deixando-os vulneráveis.

Não adianta só tratar com a queratina e deixar seus fios expostos, a queratina e ceramidas precisam ser usadas juntas, quando o cabelo está muito danificado. As duas são essenciais para garantir a saúde dos fios e eliminar os arrepiados dos cabelos, porque a ceramida é responsável pelo brilho, macies e controle do frizz nas madeixas.

Comente o que achou no Facebook

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *